sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Baú de memórias - Razões para agradecer

Esse é o primeiro post da série "Baú de memórias", onde vou resgatar alguns textos de escrita terapeutica que me sinto à vontade para compartilhar! 

Publicação de 05/12/2017 - Há 6 anos atrás, eu pensava que...

--

Ás vezes o pessimismo se torna um vício. A auto crítica, sempre acompanhada da insegurança e de pensamentos negativos, enraizados em nossas mentes, criados por mecanismos de identificação com situações passadas... Com coisas que colocaram em nossas cabeças e nos fizeram acreditar e tomar por verdade absoluta. Talvez nos fizeram crer que éramos menos do que realmente poderíamos ser, ou que não merecíamos algo de especial na vida, ou talvez que jamais poderíamos ser aquele alguém que desejávamos (se é que realmente já não éramos). Nosso eu encoberto por uma caricatura de nós mesmos, desenhada por mãos manipuladoras, talvez invejosas, intransigentes... mas certamente, venenosas. Tóxicas. Tão tóxicas que mesmo quando elas vão embora da sua vida, deixam uma bagunça atrás de si, dentro da sua cabeça.

  Algumas imagens foram retiradas da internet, resolvi mantê-las pois usei originalmente nos textos   

Ninguém pode dizer com precisão o tamanho do dano que tal experiencia pode proporcionar ao nosso subconsciente. Nós mesmos perdemos a noção do quão profundo essa identificação alcança. Não percebemos o lago turvo que estamos nos afogando porque uma vez dentro dele, nos conformamos e aceitamos aquela situação como verdade. Mas a verdade é que estamos morrendo aos poucos enquanto não conseguimos abrir os olhos.

Em vista de tal quadro, o que poderia nos salvar?

Chame como quiser. Deuses, universo, destino, vida, coincidência, atração, energias, probabilidades... Eu acredito em tudo isso. De qualquer forma, algumas vezes na vida uma situação cai no seu colo, um ponto de virada. Pode ser uma pessoa, um acontecimento, uma epifania. E aos poucos, você se liberta do que te prendia. Não que seja fácil. Não que você perceba de cara. Não que você não leve meses ou anos para compreender. Quando você tem a sorte de encontrar seu ponto de virada, tudo muda.

Meu ponto de virada se deu a um ano e meio atrás. Pode parecer piegas, mas encontrei o amor. E a partir dele, tudo começou a mudar. Eu mudei de uma forma que jamais teria mudado sozinha. Realizei e fiz coisas que jamais teria feito sozinha, pelo menos não em tão pouco tempo. Não poderia medir jamais o quanto me sinto sortuda por isso. Eu nunca me senti tão livre. Por isso, e para ajudar na minha caminhada rumo ao encontro do meu próprio eu, decidi listar minhas conquistas mais importantes, para me lembrar dos motivos para ser grata quando sentir que as amarras do passado estão subindo pelas minhas costas novamente.

> Fiz duas viagens inesquecíveis

> Auto valorização pessoal e profissional: É verdade que nunca me dediquei muito ao profissional e aos estudos depois da faculdade e hoje pago o preço disso. Sim, me arrependo. Entretanto, eu não tenho mais tempo para sentir pena de mim mesma. Ele me ajudou muito a enxergar as coisas por outro espectro. Sou uma pessoa talentosa, com habilidades e capacidade. Antes eu me rebaixava muito crendo não ser digna de almejar algo maior do que eu mesma e me auto punia. E mesmo sabendo que ainda tenho muito a aprender e melhorar, não posso me dar ao luxo de perder tempo. Hoje, tenho objetivos definidos e sei que posso conquistá-los trabalhando por eles, pois, sou tão capaz quanto os mais bem sucedidos do mundo.

> Descobertas pessoais: No mesmo gancho da anterior, a situação se aplica a minha auto estima. Ainda tenho muito o que melhorar, mas tento ao máximo me sentir completa e segura de mim. Tenho pessoas que me amam, amigos que me apoiam e tenho muita sorte por isso. Descobri que posso ser e fazer tudo o que eu quiser, MESMO. Sem temer opiniões opostas ou criticas. Sem temer conflitos, o que antes me apavorava e me fazia recuar. Eu tinha algo na minha cabeça que era muito forte: "Não posso desagradar. Eu nunca desagrado, ninguém nunca briga comigo ou não gosta de mim porque eu sou sempre tão boazinha... como poderiam? É assim que deve ser.". Mas não é. A vida não é assim e o preço de querer isso é a auto anulação. Hoje eu brigo sim, defendo meu ponto de vista sim, defendo minhas vontades, meus sonhos, sim. Sempre que vale a pena a discussão e não fará muito mal ao próximo. E finalmente, hoje eu não guardo sentimentos e pensamentos. Se doeu eu falo, se eu gostei, eu falo, se não gostei, eu falo. Não vou deixar nada mais pesar no meu estômago. E não levo mais a vida tão a sério. Meu compromisso é com a leveza.


> Melhoras psicológicas: Eu iria enlouquecer. Era questão de tempo. Eu jamais avançaria tão rápido, ou melhoraria sozinha. Talvez um dia me curasse totalmente, mas a custa de um precioso tempo que não me é dado mais a perder. Hoje sou mais forte do que eu acreditava que era há anos atrás. Tenho mais clareza em minha mente, apesar de ainda lutar contra as armadilhas dela. Mas hoje, sou muito mais consciente das falhas, das minhas horas de fraqueza. Hoje eu vejo tudo e me sinto livre de mim mesma como nunca me senti.

> Círculo social e oportunidades: Não posso deixar de ser grata pelas pessoas que conheci. Oportunidades que jamais tive estão aparecendo. Ao contrário do meu ex que nunca me colocava no lugar que eu merecia, meu parceiro hoje não me esconde de ninguém. Me sinto grata pelas ocasiões boas que tive, pelas pessoas que conheci, pelas oportunidades que apareceram, não só na vida profissional mas pessoal também. Fiz e tenho feito coisas que JAMAIS imaginaria que fosse capaz. Finalmente esses sonhos estão vendo os primeiros raios do amanhecer e me sinto incrivelmente segura para isso.

> Saúde e corpo: Ainda tenho muito o que trabalhar nesse quesito. Ainda tenho muito o que melhorar com relação a comprometimento e foco. Sinto que perdi meses deste ano sendo relapsa comigo mesma e isso me assusta. Mas não é o foco aqui. O fato é que, mais uma vez, jamais teria mudado minha relação com meu corpo e alimentação tão radicalmente sozinha. Eu estava muito insatisfeita com o meu corpo. Meu ex namorado me ferrou em todos os aspectos da minha vida, até nesse. Se eu continuasse com ele, todos os aspectos da minha vida só iriam de mal a pior. Felizmente, esse ciclo também foi quebrado. Pela primeira vez consegui algo que a maioria das pessoas não consegue: mudar hábitos alimentares. E realmente ver resultados com isso. Estou mudando como nunca e cada vez mais aprimorando meus conhecimentos com relação a vida saudável, exercício físico e nossa relação com a natureza e evolução. Todo esse conhecimento expandiu minha mente para contemplar a perfeição e sincronia e interligação do universo com a nossa existência. Cientificamente falando. Enfim, finalmente me sinto orgulhosa por determinar uma resolução e seguir firme nela. Uma das poucas coisas que conquistei nesse sentido, durante a vida toda.


> Vida financeira: Eu tinha uma cabeça medíocre com coisas praticas e financeiras da vida. Precisei que alguém me mostrasse que posso fazer mais do que imaginava com facilidades que eu nem pensava que existiam, ou estavam fora do meu alcance. Materialmente falando, ele me apresentou que com inteligencia, a vida pode ser sofisticada mesmo sem ser nenhum milionário.


Em resumo, estes foram os pontos altos da minha contínua transformação e libertação, que apenas começou.

Eu ouvi essa musica da Florence mil vezes durante os ultimos anos, sempre meditando na letra e sentindo seu poder de libertação. Infelizmente hoje vejo que nunca consegui fazer minha vida realmente refletir o que ela significa. Por mais que eu quisesse, não conseguia colocar em pratica o exorcismo e a libertação que ela relata. Mas hoje, finalmente, sinto e vejo que ela está se concretizando, a realidade está exprimindo cada verso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário